Como posso melhorar do herpes labial?
17/03/2017
O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus da herpes simples.
A transmissão deste vírus pode ocorrer por meio de contato íntimo ou por meio do compartilhamento de objetos como toalhas, louças e outros itens que estejam infectados. Geralmente esse contato ocorre na infância e as manifestações clinicas ocorrem na fase adulta.
A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas pequenas, doloridas e carregadas de conteúdo viral que estouram e são recobertas por uma crosta durante o processo de reparação tecidual.
Sintomas como coceira, queimação, maior sensibilidade ou formigamento ao redor podem ocorrer cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões, que costumam aparecer logo em seguida na gengiva, na boca, na garganta ou no rosto.
O herpes não tem cura. Uma vez que o vírus se instalou no organismo, ele fica adormecido e pode voltar diante de diversos fatores como baixa imunidade, exposição ao sol, menstruação, estresse e outros. A maior parte da população apresenta anticorpos contra o vírus e dificilmente apresentam sintomas clínicos.
O tratamento deve ser avaliado individualmente, pois depende da quantidade de estrutura dentária que foi perdida. Basicamente, ele consiste na remoção do tecido cariado e na restauração do dente para restabelecer sua forma e função.
O diagnóstico, geralmente, é clínico e de reconhecimento fácil. Se não exigirem tratamento, os sintomas geralmente desaparecem entre uma e duas semanas.
Estudos demonstraram que a laserterapia de baixa intensidade obtém resultados bastante animadores no combate ao herpes labial. A utilização do laser terapêutico é seguro, rápido, indolor e não apresenta efeitos colaterais. O laser promove alívio da dor, reparação tecidual mais rápida, redução de edema e inchaço e pode aumentar o intervalo em que o vírus causador da doença volte a se manifestar.
O número de sessões é variável, pois depende do perfil do paciente e da lesão a ser tratada.