Renata Banhara, bactérias e os clichês que fazem parte de sua rotina
26/04/2017
Sua saúde começa pela boca.
Nada criativo, não é mesmo? É quase uma chatice. Todo mundo fala, da sua mãe ao seu dentista. Essa frase, tão batida, revela uma verdade sobre saúde e cultura que muitas vezes subestimamos…
Lembra aquele dia que, cansado, você foi dormir pensando que seria somente um dia sem escovar os dentes? E aquele outro então que, depois do almoço, não passou o fio dental e ao final do dia a gengiva entre os dentes esteve inchada e dolorida? Pois é.
Nossa boca, com diferentes texturas e superfícies (língua, gengivas mais molinhas e outras mais durinhas, dentes com e sem pontas), é um verdadeiro resort para bactérias… Tem comida, calor, unidade… Temos milhares delas na boca! Fazem parte do ambiente bucal. Com a higienização, mantemos seu “controle populacional”: elas lá, nós cá, convivemos em harmonia.
Porém, as cáries e as doenças das gengivas funcionam como portas que abrimos das nossas casas: as bactérias, que deveriam ficar somente na superfície, de repente ganham acesso aos tecidos mais profundos. Ossos, vasos sanguíneos, os chamados “seios da face”(sim, aquele lá onde dá sinusite!). Assim, esses problemas rotineiros que, achamos, somem quando nossos lábios estão selados, tornam-se panelas de pressão. Com a integridade das superfícies comprometida as bactérias passam a viajar pelo nosso organismo e, eventualmente, podem se alojar em estruturas importantes, como o coração: assim acontecem as famosas endocardites. E pior: algumas regiões da nossa face possuem vasos sanguíneos que são uma “via expressa” até o interior do crânio. São vasos que vão direto para o nosso cérebro sem válvulas, levando bactérias direto ao seu interior, podendo causar trombose e infecções cerebrais. Foi assim com a modelo Renata Banhara.
Quando falamos de um dente já tratado, pode ser ainda pior. Pode vir sem dor, silencioso, até que eclode em complicações mais sérias.
Achou que acabaram os clichês??? Haha, acabaram nada: visite o seu dentista regularmente. Ele pode identificar problemas potenciais e interceptar, antes das complicações mais sérias. E se você tiver problemas cardíacos, não esqueça de avisar o profissional que cuida de você. Existem cuidados especiais que talvez sejam necessários no seu tratamento.
Sim, a sua saúde começa pela boca. Pense nisso.