Por quanto tempo devo utilizar a contenção ortodôntica?

29/06/2017

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento ortodôntico não é finalizado com a retirada do aparelho ortodôntico fixo. Seu sucesso depende, em grande parte, do uso de aparelhos de contenção que, como o próprio nome diz, são utilizados para manter os dentes na sua posição final.

Os dentes possuem fibras colágenas que produzem forças com tendência ao retorno à posição antiga, assim, costumamos dizer que os dentes possuem uma “memória’ da posição que se encontravam antes do tratamento. A contenção, portanto, tem um papel fundamental para estabilizar os dentes na nova posição enquanto ocorre uma reorganização óssea e das fibras colágenas. Há um período de estabilização e a utilização continua da contenção impedirá a movimentação dos dentes.

Na arcada superior, o mais comum é a utilização de um aparelho removível confeccionado com acrílico e sustentado por segmentos de fios ortodônticos de grosso calibre – chamado de Placa de Hawley. Outra opção que tem sido bastante utilizada devido à estética que promove é a placa de acetato, um aparelho removível “invisível”. Após a remoção do aparelho fixo, é recomendável a utilização do aparelho móvel superior em tempo integral, retirando-o apenas para a alimentação. Após os 6 meses iniciais, na maioria dos casos, é feita uma nova avaliação e o uso fica restrito somente ao período noturno. Na arcada inferior a contenção mais comum é fixa e conhecida como 3×3. Ela é confeccionada com um fio ortodôntico contornado e colado à superfície lingual dos dentes incisivos inferiores.

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes é sobre o tempo de uso da contenção.

Hoje se sabe que não existe estabilidade eterna e que há uma movimentação natural ou remanescente dos dentes com o passar do tempo. Os dentes e as estruturas faciais envelhecem, assim como o corpo muda com a idade. Portanto, se você quer manter seus dentes alinhados, a dica é: use a contenção para sempre. Parece difícil e muitas pessoas se frustram ao saber que precisarão continuar usando um alinhador nos dentes após terminar o tratamento ortodôntico, mas é um hábito necessário para que o resultado obtido seja duradouro.