Aparelho Auto-Ligado

16/07/2017

Aparelhos ortodônticos autoligados são uma evolução do aparelho convencional, com algumas vantagens. Eles possuem como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente, através de uma movimentação por deslizamento. Portanto, há uma redução significativa da força exigida para a movimentação dentária.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais. É utilizado um material de alta tecnologia onde a força é ativada pela temperatura da boca. Assim, as manutenções são feitas a cada 2 meses, diminuindo o número de visitas ao dentista com a vantagem de não prolongar o tempo do tratamento.

Os aparelhos ortodônticos auto-ligados são indicados para diferentes tipos de má-oclusão e portanto há a necessidade de uma avaliação minuciosa do Ortodontista. Se você possui necessidade e indicação de alinhamento dos dentes, consulte seu dentista para saber se esta é a melhor opção para você.