Invisalign – Diferenças em Relação ao Aparelho Convencional
31/10/2017
A escolha do aparelho dental pode ser um problema para aqueles que pretendem ou estão a poucos momentos de começar seu tratamento dental. Existem diversos fatores a serem considerados antes de optar por um aparelho ortodôntico, e isso varia de acordo com as necessidades e preferências de cada um.
Tanto o aparelho do tipo Invisalign como os aparelhos fixos convencionais possuem a função de alinhar, nivelar e corrigir maloclusões dentárias. A diferença fundamental é a de que o Invisalign consiste em um tratamento com alinhadores removíveis, ou seja, enquanto os bráquetes são fixos ao esmalte dentário, no caso do Invisalign, o paciente fará a troca dos alinhadores de tempos em tempos. É uma excelente opção estética e confortável para quem precisa de um pouco mais de flexibilidade. Porém, é importante ressaltar que apesar de removíveis, os alinhadores devem ser utilizados durante a maior parte do dia, sendo retiradas apenas nos momentos necessários.
A limpeza dos dentes também é facilitada com o uso do Invisalign visto que eles são removidos durante a escovação. O aparelho é personalizado e confeccionado com base no escaneamento da boca do paciente — as placas do aparelho invisível se ajustam perfeitamente e possuem menor risco de abrasão nos dentes e na boca. O planejamento é todo virtual, realizado em softwares especializados que simulam o tratamento do início ao fim. Ou seja, o paciente visualiza quantos alinhadores serão necessários e qual o tempo de tratamento total para o caso dele.
Com relação ao tempo de tratamento, os alinhadores são trocados a cada 12 dias, isso possibilita ter maior controle sobre o andamento do tratamento. Porém, as visitas ao dentista são realizadas mensalmente, o que também ocorre no caso do aparelho convencional.
Escolher o seu ortodontista é um ponto extremamente importante do seu tratamento dental, é preciso que você confie e acredite na pessoa que irá te guiar durante todo o tratamento. Somente o profissional especializado poderá fazer a melhor indicação para seu caso.