A questão é cultural
08/01/2018
Hoje 20% dos dentistas do mundo estão no Brasil. Temos mais dentistas do que os EUA e o Canadá juntos. Isso deveria caracterizar o país com o maior índice de saúde bucal do mundo porém infelizmente esse não é nosso caso. 57% dos dentistas brasileiros, que hoje são mais de 250 mil, estão na região Sudeste. Muitas pessoas do Nordeste e Norte do país possuem um acesso limitado a esse tipo de serviço. Porém, ainda grande parte do problema é que 55% da população não tem hábito de ir ao dentista. É nisso que precisamos trabalhar, nessa conscientização. Porque dente é saúde, e saúde começa pela boca. As pessoas precisam ir ao dentista não só quando possuem algum problema ou quando estão com dor. A prevenção é o melhor caminho. E é uma questão cultural a ser trabalhada. Apesar de já sentirmos uma evolução muito grande (o cenário de 20 anos atrás era muito pior), ainda estamos muito atrasados no quesito saúde bucal.
Hoje vemos pais preocupados que os filhos não percam os dentes como eles perderam, isso já é uma evolução fantástica. Porém sentimos que ainda falta muita orientação, especialmente para os públicos D e E, que muitas vezes busca o profissional para remover dentes que poderiam e deveriam ser tratados. É uma questão de saúde pública.
Moradia, saúde e segurança são itens fundamentais à vida. É um direito de todos. Trabalhar para melhorar o acesso da população ao dentista é papel de um governo ativo e também da sociedade. Existe uma rede pública que pode ser acionada em caso de necessidade. Além de ONGs, instituições sem fins lucrativos, entre outros. Discutir e falar sobre escovação, higiene bucal, tabagismo, câncer de boca é parte da educação, da orientação. É nisso que acreditamos, a conscientização e o trabalho constante educativo para melhorar esse cenário do Brasil.
Vamos juntos?