Avulsão dentária: o que fazer?
05/03/2018
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é olhar e não ver o perigo..
Traumas bucais e/ou dentários são muito comuns em crianças, principalmente na primeira infância (0 a 3 anos), pois essa é uma fase de aprender e explorar o ambiente.
Um dente que foi totalmente deslocado de sua cavidade é chamado de dente avulsionado. Traumatismos com avulsão são três vezes mais comuns em meninos do que em meninas. As lesões traumáticas são preocupantes devido à proximidade do dente decíduo (dente de leite) com o germe do dente permanente. Os dentes superiores são mais frequentemente afetados, quando a criança bate a boca.
Você pode salvar o dente!
Um dente que foi avulsionado pode ser reimplantado no local em que houve o acidente, desde que se trate de um dente permanente (dentes de leite não devem ser reimplantados) e limpo com bastante cuidado. Em algumas situações, o prognóstico pode ser bem melhor do que se esperar que o paciente seja transportado ao local adequado para tratamento. É fundamental que a criança, independente de o dente ser reimplantado no local ou não, seja imediatamente levada ao profissional especializado para tratamento e conduta após a queda.
Sendo assim, nossa atenção deve ser redobrada! Todas as vezes que ocorrer algum trauma, um odontopediatra deve ser informado. Esse profissional realizará todos os exames necessários para identificar possíveis alterações. Inclusive realizará uma radiografia para acompanhamento periódico do caso, porque alterações tardias também podem acontecer.