Guia básico de saúde bucal : dicas para toda família
01/10/2019
Pequenos cuidados do dia a dia fazem a diferença no sorriso
Quantas vezes ao dia você escova os dentes? E o fio dental, você usa com qual frequência? Qual foi a última vez que você trocou sua escova dental? Você tem escovado os dentes de forma correta? Como vai a saúde bucal da família?
Os números do IBGE sobre saúde bucal são alarmantes: mais de 11% da população brasileira nunca visitou um dentista, entre eles 2,5 milhões de adolescentes. Além disso, mais de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.
Com o objetivo de ajudar toda família a tratar da saúde bucal com prioridade, a A Clínica Oral separou dicas básicas de cuidados. Os mandamentos básicos são:
-
1. Pratique a escovação no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições.
-
2. Use o fio dental diariamente.
-
3. Visite o dentista a cada 6 meses.
Outras dicas infalíveis no combate às doenças bucais são:
-
1. Escovação correta
Tão importante quanto a frequência, a escovação correta é simples. Com a escova limpa e a pasta na quantidade de um grão de arroz, encoste as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes. Com movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, repita o movimento em média dez vezes para cada 2 dentes. Esse procedimento deve ser feito na parte externa e interna dos dentes. Já para limpar a parte de cima, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem. Por fim, não esqueça de escovar a língua.
-
2. Fio dental
Parece difícil, mas não é. Para usar o fio dental corte um pedaço de 30 a 40 cm e enrole na ponta dos dedos médios. Posicione o fio dental firmemente contra cada dente e mova suavemente para cima e para baixo contra as paredes laterais dos dentes. Esse processo deve ser feito pelo menos uma vez ao dia.
-
3. Nutrição
A atenção redobrada com a alimentação também impacta na saúde bucal, pois alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes, balas, bolos, biscoitos e chocolates podem contribuir com a cárie dentária. Opte pela ingestão de uma dieta balanceada com frutas, proteína, derivados de leite e grãos integrais.
-
4. Atenção aos sinais
Dores, halitose, sensibilidade e sangramentos não devem ser encarados com normalidade e sim como indícios de problemas bucais. Diante de qualquer anormalidade, agende uma consulta com o dentista, pois qualquer doença bucal é mais fácil de ser tratada quando diagnosticada no início.
-
5. Limpeza periódica
Mesmo que você seja um ótimo paciente na prática da higiene bucal e alimente-se de forma correta, a profilaxia realizada no consultório é indispensável, já que ela é mais completa do que a realizada diariamente com a escova, creme e fio dental. A limpeza realizada no consultório pelo dentista higieniza dente a dente e a parte mais profunda da gengiva. A frequência recomendada é semestral.
Pequenas práticas diárias podem te garantir um sorriso bonito e cheio de saúde.